Mão de bebê

Vacinas para

Prematuros

A vacinação em bebê prematuro tem importância reforçada, já que estes bebês nascem com o sistema imunológico ainda imaturo. Além disso, os anticorpos da mãe são transferidos para o bebê principalmente no último trimestre de gestação.

A prevenção de doenças infectocontagiosas é essencial para a saúde e sobrevivência desses bebês, o que torna mais que essencial os cuidados com a vacinação.

Confira o calendário vacinal:

 

BCG 

Só é aplicada quando a criança atinge 2kg.

Hepatite B

Obrigatoriamente quatro doses (esquema 0 - 2 - 4 - 6 meses ou 0 - 1 - 2 - 6 meses), em recém nascidos com peso inferior a 2kg ou idade gestacional menor que 33 semanas, sendo a primeira dose nas primeiras 12 horas de vida.

Haemophilus influenzae tipo b

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, de acordo com o calendário de vacinação. O reforço da vacina Hib deve ser aplicado nessas crianças aos 15 meses de vida.

Rotavírus

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, respeitando-se a idade limite máxima de aplicação da primeira dose de 3 meses e 15 dias, de acordo com o calendário de vacinação. A vacinação não deve ser feita se o bebê permanecer em ambiente hospitalar, pois a vacina do rotavírus utiliza o vírus vivo atenuado, oral

DTPa

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, de acordo com o calendário de vacinação. Para bebês prematuros, hospitalizados ou não, utilizar preferencialmente vacinas acelulares.

Pneumo 13

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, de acordo com o calendário de vacinação.

Poliomielite

Vacinar na idade cronológica, iniciando aos 2 meses de vida, de acordo com o calendário de vacinação.

Ficou com dúvida? Vem conversar com a gente!